25 de fevereiro de 2014

Os Templos de Bangkok

Uau... o que mais dizer dos templos? Tantas cores, brilho, formas e detalhes! Uma surpresa atrás da outra e nós dois lá, igual dois bobos de boca aberta pra tudo!
Começamos nosso passeio pelo Grand Palace, um complexo de prédios que abriga a residência oficial da família real e o templo mais famoso da Tailândia, o Wat Phra Kaew, onde fica o Buda de Esmeralda. O complexo tem uma área de 218.400 metros quadrados e começou a ser construído em 1782. Mulheres só podem entrar com pernas, pés e ombros cobertos.


A gente lê sobre o lugar, vê fotos, imagina, sonha... mas não dá pra explicar a sensação de ver ao vivo. As construções são tão diferentes de tudo que já vimos, tão espetaculares!








O acabamento de vários prédios é todo de mosaicos de espelhos coloridos.





É tudo muito colorido, imponente e extravagante!







Cada canto era uma surpresa, com tanta perfeição em cada detalhe!





Do Grand Palace, fizemos parte de um roteiro a pé que o nosso guia da Lonely Planet sugeriu. Estava muuuuuito calor e não conseguimos ficar muito tempo na rua, então seguimos para o Wat Pho, o próximo templo da nossa listinha.
Eu tinha contado para o Be sobre os vários relatos de golpes que tinha lido, mas acho que ele não deu muita bola. No caminho para o Wat Pho, que fica ao sul do Grand Palace, fomos abordados por um simpático cidadão que nos perguntou para onde estávamos indo e se precisávamos de direção para algum lugar. Quando o Be falou que íamos para o Wat Pho o homem imediatamente disse que o templo estava fechado, que era um feriado nacional. EXATAMENTE como eu tinha lido em vários blogs e guias! A Tailândia não é um país perigoso, de alguém te sequestrar, assaltar ou algo assim, mas o que mais tem são "pegadinhas de turista", golpes para tentar extorquir dinheiro ou tentar te convencer a comprar mil coisa na "loja imperdível do primo".  Felizmente eu sabia que era um golpe do tipo e ignorei o sujeito, puxando o marido que insistia em acreditar que estávamos perdendo tempo andando até o templo "fechado".




Depois de presenciar o espetáculo que é o complexo do Grand Palace, achei que não teríamos mais muitas surpresas, principalmente porque a parte externa do Wat Pho não chama tanta atenção. Porém fomos surpreendidos mais uma vez pelas esculturas com acabamento de mosaicos de azulejos e o Buda Reclinado, com 46 metros de comprimento e 15 metros de altura, todo coberto com folhas de ouro.






O Buda Reclinado, que mal cabe dentro do templo!


Além dos templos, a cidade tem muito a oferecer. Nós perdemos o mercado flutuante, que eu queria muito ter visitado, e fomos parar no lugar errado quando tentamos encontrar um mercado de rua famoso. Tem que ter disposição! A cidade é muito bacana, mas é tanta informação, tanta gente e tanto calor que cansa. Acho que os três dias que ficamos foi tempo suficiente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário