2 de março de 2014

Chiang Mai

Chiang Mai não estava nos nossos planos iniciais, mas um amigo (alô Bruno!) tinha falado: "me fez realmente sentir que eu estava na Tailândia". Isso me deixou curiosa e começamos a considerar o destino. Sempre procuro dicas no Trip Advisor e a cidade estava entre as top atrações do país. Ai chegou minha queridinha revista Lonely Planet Traveller com um roteiro da "Viagem Perfeita 'a Tailândia" e lá estava Chiang Mai entre os lugares imperdíveis. Eu já estava suficientemente intrigada, mas depois de conversar com outro amigo nosso (alô Lelê!), ele nos convenceu. E que decisão mais acertada! Chiang Mai está no norte do país e foi o lugar que mais sentimos a cultura local. É a segunda maior cidade do país mas é significantemente menor do que Bangkok e tem muita carinha de cidade do interior.
Voamos de Bangkok para Chiang Mai e nos hospedamos na Tadkham Village, uma pousada simples mas limpíssima, charmosa, com excelente atendimento e um café da manhã super gostoso. Na própria pousada marcamos dois passeios que já tínhamos certeza que queríamos fazer: uma viagem para o extremo norte passando por Chiang Rai, uma tribo das mulheres-girafa e a divisa com Laos e Burma; e um passeio por um dos famosos campos de elefantes.
Tínhamos um dia para conhecer a cidade, já que os outros dois seriam passeios nas redondezas, então deixamos tudo no hotel e saímos para conhecer os pontos mais turísticos de Chiang Mai. Pegamos um mapinha e fomos andando para os templos mais famosos.






Gente, esse templo das fotos acima, o Wat Chedi Luang, é super intrigante. Sei lá, me senti no meio de um filme do Indiana Jones! Fiquei um tempão imaginando as histórias do lugar.







O calor era tanto, mas tanto, que compramos uma sombrinha para andar na rua. Eu sei que estávamos ridículos, mas era isso ou esturricar no sol escaldante!


Em um determinado momento nem a sombrinha ajudava mais, a gente não aguentava mais andar naquele calorão, então pegamos um Tuk-tuk com essa moça simpaticíssima para um templo que era mais longe.


Alguns templos eram quase ruínas, bem antigos, e não podíamos entrar. Mas para nós o mais interessante era a arquitetura, as formas e os acabamentos, então na maioria dos templos não entrávamos na parte interna e passeávamos pelos pátios dos mosteiros.












Os templos de Chiang Mai foram mais uma bela surpresa da nossa viagem. Eram bem diferentes dos templos que visitamos em Bangkok, menos luxuosos, menos brilhantes, mas também continham uma riqueza de detalhes espetacular. Eles tinham menos cara de "realeza" e mais de vida real, com menos turistas, alguns fiéis e monges passeando pelos pátios e a vida seguindo no ritmo do povo da cidade.











Visitamos vários templos no centro histórico de Chiang Mai, mas os que achamos mais interessantes foram os dos complexos Wat Chedi Luang, Wat Phra Singh e Wat Chiang Man.

Um comentário: