7 de março de 2014

Koh Phiphi

A viagem de Lanta 'a Phi Phi é bem tranquila. A balsa sai do pier principal de Lanta e chega em Phi Phi, onde praticamente todos os hotéis oferecem alguém para ir buscar os turistas e as malas.
Acho que Koh Phi Phi é o lugar mais famoso da Tailândia, devido ao filme "A Praia" com Leonardo DiCaprio. Infelizmente isso teve um grande impacto negativo na ilha. Eu não sou dessas pessoas radicais, que é contra o turismo, que acha que o lugar devia ser escondido pra sempre do mundo e etc. Eu sou contra o turismo desorganizado! A exploração sem limites, sabe? Acredito que o turismo pode trazer inúmeros benefícios 'a um local, porém ele tem que ser regularizado.
Phi Phi foi um misto de emoções... alegria por saber que existe um lugar tão maravilhoso, por ver o quando Deus é um Criador esplendoroso. Mas muita tristeza por perceber que esse lugar maravilhoso não vai durar. Gente, acho que Phi Phi não dura 10 anos. Eu ficava só imaginando o que aquilo deve ter sido um dia, provavelmente uma das maiores belezas naturais do planeta. Foi, não é mais. A exploração turística é desenfreada, os turistas não tem a menor noção de respeito ao ambiente e os locais não estão nem ai se estão destruindo a terra deles. Me revoltava tanto ver os turistas jogando lixo na praia sem a menor vergonha! A maioria eram europeus, o que me indignava mais. Porque aqui eles não fazem isso, mas lá não estavam nem ai!
Eu nunca achei o turismo no Brasil tão organizado! Se formos comparar com Abrolhos, Bonito e Fernando de Noronha, que são lugares maravilhosos e super turísticos, o nosso sistema é exemplar! Por exemplo, em Noronha há um limite de pessoas que podem ficar na ilha e tanto lá quanto em Abrolhos os turistas recebem uma palestra contando um pouco do lugar, sua biodiversidade e avisando das regras. Eu vi e vivi de perto o turismo em Abrolhos e sei que sempre tem o que melhorar, mas hoje sou a primeira a aplaudir!
A ilha estava lotada (e olha que nem era altísssima temporada), os hotéis era ridículos de caros. Foi o hotel mais caro e o pior da nossa viagem. Ficamos no Phi Phi Andaman Legacy Resort e eu estou colocando o link para falar para não se hospedarem lá!




Mas não vou só falar mal de Phi Phi porque o lugar tem suas belezas. Saindo de perto das praias principais você encontra praias paradisíacas, porém o acesso pode ser complicado (ainda bem pois se não fosse por isso as praias não seriam mais tão bonitas)!







Na realidade Phi Phi são duas ilhas, a Phi Phi Don, a maior e onde ficam as pousadas e Phi Phi Leh, onde está Maya Bay (a famosa praia do filme "A Praia"). Nós fizemos um passeio que rodeava a Phi Phi Don, ia até duas outras ilhas próximas (Mosquito e Bambu) e terminava em Phi Phi Leh. Esse passeio nos levou a lugares maravilhosos, as ilhas inabitadas são espetaculares!















Abaixo, o barco estava chegando em Phi Phi Leh.



A ilha é cheia de entradas estreitas por entre as rochas que chegam nessas grandes lagunas de água cristalina.



Acima, uma foto da famosa Maya Bay. Chegamos no finalzinho da tarde e já não havia mais sol na praia. O lugar é lindo sim, mas estava completamente lotado de barcos quando chegamos. Não dava para entrar na água, só em um cantinho que tinha boias para os parcos não passarem e o cheiro de óleo dos motores dos barcos estava bem incomodo. É lindo, gente... mas também é deprimente imaginar o quão espetacular essa praia já foi um dia!




Finalizamos o passeio em alto mar, assistindo 'a um pôr do sol daqueles de tirar o fôlego.


No final das contas eu não sei o que falaria para alguém que quer viajar para a Tailândia. Por um lado, vale a pena conhecer Phi Phi. Por outro, a ilha já não era o que foi um dia. Talvez eu sugeriria ficar em outro lugar e fazer um passeio de um dia ao redor das duas ilhas para conhecer tudo. Ou gastar uma nota em um dos resorts espetaculares nas partes isoladas da ilha. As praias mais isoladas são lindas mas não dá pra se locomover facilmente para outros lados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário