20 de março de 2014

NY | Dia 3

O foco desse dia foi passear no sul de Manhattan. De manhã fomos para o memorial do 11 de setembro, no Financial Disctrict.

O complexo do memorial ainda está em construção. O museu, assim como outros prédios, ficará pronto em 2014. Mas visitamos a parte que já está pronta.

Um ponto que me chamou atenção no caminho para os prédios foi a FDNY Memorial Wall. Essa parede, toda de bronze, está localizada no Batalhão dos Bombeiros, pertinho de onde estavam as Torres Gêmeas. Ela é um tributo aos bombeiros da casa que foram mortos trabalhando para resgatar as pessoas no dia do ataque





Seguimos para o complexo e não vou conseguir expressar direto os sentimentos que o lugar trás. Na verdade, acho que cada um sente uma coisa. Eu, assim como muita gente, lembro perfeitamente do dia dos ataques. E olha que minha memória não é das melhores! Mas eu lembro de não entender direito e depois começar a ver a magnitude de tudo aquilo. Eu não conhecia NY na época e sabia muito pouco das Torres Gêmeas, mas acho que para quem já tinha visitado o lugar, deve ter sido ainda mais louco ver todas aquelas imagens na tv.

Quem desenhou o projeto do complexo foi genial. Porque o lugar te faz sentir coisas! Até hoje só visitei dois outros lugares em que a arquitetura te faz sentir tanto, quase como se vc tivesse vivido aquilo: o Museu do Judaísmo e o Memorial do Holocausto, ambos em Berlim.




O que mais me tocou foram os nomes... você dar nome para os "números" torna a tragédia mais pessoal.

Como falei, é difícil explicar os sentimentos... mas você vê os nomes, depois vê a água caindo e entrando em um "buraco negro"... é impactante! É a vida se esvaindo... É macabro e bonito ao mesmo tempo porque a água trás também uma sensação de renovação.

Existem duas "piscinas" com os nomes das 3 mil vítimas e o "buraco", cada uma representando um das torres.

Freedom Tower

Ficamos pouco tempo no complexo e continuamos nosso passeio por Lower Manhattan.

Eu tinha procurado dicas para compras em NY. A gente estava achando tudo caro, nada daquela ideia que todo mundo passa de que NY é o paraíso das compras. Em relação 'a Europa não estava valendo muito a pena. Mas achei uma dica na internet que valeu demais, especialmente porque não queríamos e nem tínhamos tempo de ir a um Outlet. A loja Century 21 fica ali pertinho do memorial do 11 de setembro e é um paraíso para compras! Ela parece um outlet, mas é na verdade uma loja de departamento que vende várias marcas ótimas a preços bem mais baixos. Achei que muitas coisas estavam com preços bons. Nós não fomos para NY com intuito de fazer compras, mas as coisas específicas que queríamos achamos nessa loja e valeu muito a pena. Nós já estávamos com acúmulo de cansaço dos dias anteriores e fomos até bem guerreiros, mas se não fosse isso e a nossa meta de não gastar muito, teríamos feito muito mais compras.


Nossa próxima parada foi o Staten Island Ferry. Gente, como nunca tinha ouvido falar disso antes? Queríamos fazer um passeio de barco e ver a Estátua da Liberdade, mas não necessariamente ir até a estátua. Eu descobri essa balsa fazendo minhas pesquisas antes da viagem. É um serviço GRATUITO que sai do sul de Manhattan e vai até a Staten Island. A mini viagem é super tranquila e a vista é de arrasar! Dá pra ver a Brooklyn Bridge, a Estátua da Liberdade e a silhueta icônica de Manhattan. Partimos bem na hora do pôr do sol, o que garantiu ainda mais beleza ao trajeto.








Para finalizar o dia fomos jantar no Buddakan, um restaurante de comida asiática contemporânea. Tinha lido só coisas ótimas a respeito desse lugar, mas depois do restaurante do 1o dia que não foi tão grandes coisas, já estava tentando me conformar de que não teríamos a melhor experiência gastronômica da vida em NY. Ahhh como eu estava enganada... TUDO foi excelente! O ambiente, a comida espetacular, tudo mesmo. De entrada pedimos rolinhos de tartar de atum e dumplings de endamame, ambos deliciosos! Mas a estrela da noite foi meu prato... acho que foi a melhor carne que já comi na vida. Tudo que eu queria era a receita do molho que a acompanhava (uma mistura de mostarda com caramelo? Não sei, mas era espetacular)! Não foi barato, mas valeu cada centavo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário