25 de março de 2014

Roma - Piazza Navona, Pantheon e a Fontana di Trevi

Chegamos no aeroporto internacional de Roma e pegamos um taxi para o apartamento que alugamos. Tem jeito de ir do aero para o centro da cidade de ônibus, metro, taxi, trem e etc. A melhor forma é pegar o "Leonardo Express", um trem que vai direto para a estação central e a passagem custa em torno de 14 euros. Como éramos 3, pegamos um taxi pois era praticamente o mesmo preço do trem e já nos levaria direto para o endereço que queríamos. O valor é tabelado e está escrito na lateral do taxi. É bom avisar isso pois no aeroporto um homem nos abordou e mentiu sobre o valor do taxi para nos convencer a pegar um shuttle que ele oferecia. Esse é um dos motivos pelo qual eu acho sempre importante ler informações sobre o local que estou viajando, procurar nos sites oficiais e blogs confiáveis, para não cair em pegadinhas de turista.

Alugamos nosso apartamento pelo Airbnb e foi uma excelente escolha! Para quem vai viajar com mais pessoas e quer economizar nas diárias, o Airbnb pode sair bem mais barato do que hotéis, é confiável e tem ótimas opções! Nosso apto era super bem localizado, pertinho do Campo di Fiori e próximo de todos os principais pontos turísticos de Roma.

Deixamos nossas coisas no apto e fomos direto para a rua explorar a cidade. Andamos por entre as vielas e becos de Roma, passando pelo Campo di Fiori e chegamos na Piazza Navona.


A Piazza tem três fontes, duas menores e uma bem grande. A maior e central, chamada Fontana dei Quattro Fiume (Fonte dos quatro rios), comecou a ser esculpida por Bernini em 1648. Ela representa os rios Nilo (África), Ganges (Ásia), Prata (América) e Danúbio (Europa).



Da Piazza Navona nós continuamos andando meio sem rumo até chegar no Pantheon. É enorme, é impressionante! Ele foi erguido em 27 a.C. e é hoje a única construção do período Grego-Romano que está em perfeito estado de conservação.



O Pantheon foi erguido como um templo pagão e transformado em templo cristão no seculo VII.





As colunas são gigantes e no teto está uma cúpula aberta. Quando chove a água escorre até o centro onde existem alguns buracos no piso para drenar. Eu imagino que deve ser super curioso e bonito ver o Pantheon com uma chuva bem forte.




Na rua lateral tem uma pequena sorveteria com um gelato delicioso. Quem está olhando a frente do Pantheon, é só virar na ruazinha 'a esquerda. O sorvete de chocolate fondante é super cremoso, meio amargo e não muito doce. Perfeito para uma pausa!


Nessa altura do campeonato eu já estava completamente apaixonada por Roma. Quanta história! Quanta coisa linda em cada esquina! Quanta cultura e charme! Amei demais! Eu estava com baixas expectativas em relação 'a Roma. Tenho amigos que foram e não curtiram muito. O Be também foi em 2008, não achou nada demais e eu já tinha ouvido comentários de que a cidade era suja, o povo mal educado e os monumentos depredados. Realmente não é um primor de organização como em outros lugares na Europa e os romanos não são simpáticos como os italianos de outras cidades, mas a cidade é bacana demais!

Continuamos nossa caminhada e chegamos na Fontana di Trevi. Eu levei um susto quando cheguei na Fontana di Trevi porque ela é gigantesca! Roma tem fontes em todos os cantos e elas são bem grandes, mas não esperava que a famosa Fontana di Trevi fosse tão enorme. E linda! 


Eu "tive" que jogar uma moedinha e fazer um pedido em homenagem ao Be, que não pôde ir nessa viagem.


Em 2008, quando nos ainda namoravamos e ele foi para um congresso na Europa, ela passou por Roma e jogou uma moedinha na Fontana di Trevi. Qual o desejo dele? Casar comigo! Rsrsrsrsrs! Quando o pedido se realizou ele me contou!




Voltamos para o apartamento passeando pelas ruas de Roma.







A noite saímos novamente e a cidade estava escura e vazia, mas não menos linda.


2 comentários:

  1. Bruna (Doce)
    Amei seu blog. E as fotos lindas!
    Esse da Itália então, parece que voltei a Roma... Que vontade de viajar de novo!
    Quando fomos foi no início de maio e a paisagem estava mais verde e florida. E aparentemente menos frio, então tomamos muito gelatto.
    Achei impressionante as construções, antigas e tão imponentes. Além da riqueza de detalhes dentro das igrejas.
    O engraçado é que em algumas a fachada externa era tão simples que ficávamos na dúvida se aquilo era mesmo uma Igreja. Só que quando entrávamos víamos toda sua riqueza. O Lucas lamenta muito de não termos assistido a nenhuma missa. Ficou faltando isso... Quem sabe na próxima neh!
    Beijo grande.
    Paula Monalisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Doce, que saudade!!! E que bom saber que esse meu cantinho te fez voltar a Roma! Da próxima vez que quero testar o restaurante que você falou. Quem sabe não voltamos juntas?!

      Beijão!

      Excluir