26 de março de 2014

Roma - O Vaticano

Esse foi o dia escolhido para explorarmos o Vaticano. Fomos a pé pela beira do rio até chegar na praça São Pedro.





A praça é linda, enorme. Uma coisa que me chamou atenção imediatamente foi o obelisco bem no centro. Ele data do século I d.C. e foi trazido do Egito pelo Imperador Calígula. Mais tarde, no século XVII, foi colocada uma cruz no topo que dizem ser os restos da cruz de Cristo. É curioso ver símbolos pagãos na capital da Igreja Católica, mas esse obelisco foi mantido no local pois marca a área onde o Apóstolo Pedro foi crucificado.



A Praça de São Pedro foi desenhada por Bernini no século XVII.


Entramos em uma fila para passar pela segurança. Depois seguimos o fluxo de gente e entramos em outra fila achando que era para entrar na Basílica, mas na verdade era uma fila para subir na cúpula. Achei meio desorganizado pois não tinha informação, mapas ou placas em lugar algum. Ficamos um tempão na fila errada! Quando finalmente entramos na Basílica foi aquele "Wow"! É muuuuuuuuito gigantesco!




A historia da Basílica é interessante. Dizem que o Apóstolo Pedro foi crucificado nas redondezas de onde é hoje o Vaticano e seu corpo foi sepultado ali, em um cemitério. Quando o cristianismo começou a ser aceito pelo mundo na época de Constantino, o imperador decidiu erguer uma basílica no local onde estavam os restos mortais de Pedro. A ideia de Constantino era que a construção fosse uma das grandes maravilhas do mundo. Porém a basílica construida a pedido dele caiu no esquecimento por anos e anos, já que a sede da Igreja Cristã foi inicialmente em Avignon. Ela foi desprezada até pelos cristãos e ficou em ruínas, sendo impossível sua restauração. Mais tarde, quando o Vaticano virou a sede da Igreja Católica, a Basílica de São Pedro foi construída no mesmo local da antiga basílica de Constantino. Até hoje o suposto túmulo de Pedro é guardado no centro da Basílica, além dos túmulos dos antigos papas.



Logo depois da entrada da Basílica, 'a direita, está a Pieta, obra de Michelangelo. Infelizmente não é permitido chegar muito perto, mas já dá para ver o quão fantástica a escultura é.


Eu fiquei um bom tempo admirando a Basílica. É tudo muito grandioso.











Nossa próxima parada era a Capela Sistina, mas custamos a descobrir que tínhamos que sair da Basílica, sair da área de segurança, andar pela praça e depois virar 'a esquerda e andar ao redor do muro até os museus do Vaticano.



Todo mundo já estava bem cansado, então resolvemos parar para almoçar. Entramos em um restaurante desses bem "pegadinha de turista" com a comida cara e ruim. Em Roma não tem jeito, não dá para entrar em qualquer lugar, principalmente nessas áreas super turísticas. Você tem que pegar recomendações e se programar ou não vai comer bem.

Depois do almoço nós fomos para os museus do Vaticano, por onde entra-se na Capela Sistina. O ingresso para ir em todos os museus ou só na Capela é um só. Existem dois roteiros, um longo que passa por vários museus e outro tipo atalho, que vai quase diretamente para a Capela. Ainda bem que fizemos o caminho longo! Já estávamos exaustos mas valeu muito a pena! Passamos por lugares incríveis, vimos pinturas e afrescos espetaculares!












No final da rota chegamos na Capela Sistina. Dentro da capela não é permitido fotografar.


Tudo antes tinha nos impressionado muito e quando vimos o famoso afresco de Michelangelo foi uma decepção! Porque tudo era tão lindo que esperávamos ainda mais da Capela Sistina, já que ela é tão mais famosa. É claro que a pintura é linda, mas talvez porque estava meio escuro e o teto é bem alto não conseguimos ver tão bem e as cores não estavam tão vivas.


 
Saímos do Vaticano e fomos em direção ao Castelo de São Angelo. Passamos na porta e atravessamos a ponte do castelo, que é ornada por 12 estátuas de anjos esculpidas por Bernini.








Voltamos para o centro de Roma e chegamos na Piazza Navona, onde paramos para um café.

Na hora do jantar, seguimos para a Pizzeria da Baffetto, um dos lugares que o meu vizinho italiano nos recomendou. Pedimos um litro de vinho da casa que estava uma delicia e cada um pediu a sua pizza. Eu estava na onda de experimentar coisas diferentes, então ao invés de escolher um dos sabores de sempre, pedi uma pizza Capricciosa, que veio com um ovo mole bem no meio! Rsrsrsrs! Estranho, não e? Mas estava DELICIOSO! Comemos um tiramisu para fechar a noite e voltamos para o apto para descansar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário