27 de março de 2014

Roma - Coliseu, Palatino e o Fórum Romano

Acordamos cedo para tentar chegar no Coliseu as 9 da manhã, logo quando ele abre. A ideia era ir de ônibus para "economizar o pé" e chegar mais rápido, mas quando entramos no ônibus descobrimos que tínhamos que ter comprado a passagem antes. O motorista estava meio nervoso e praticamente nos expulsou do ônibus, sem nos explicar como poderíamos comprar a passagem. Aparentemente eles não vendem dentro do ônibus e no ponto também não tinha nenhuma maquininha nem nada. Coisa mais sem sentido! Até hoje não descobrimos como se compra as passagens, mas eu acredito que deve ser em estações maiores.


Tivemos que andar até o Coliseu e chegamos lá quase 10 da manhã. A fila estava ok, mais tarde quando saímos a fila estava gigante, dobrando quarteirão! O Coliseu já é super bacana por fora (apesar de que parte da fachada estava tampada e em reforma), mas internamente ele é de cair o queixo! Já ouvi muitos comentários de que o Coliseu está mal conservado e caindo aos pedaços, mas gente, estranho seria se ele estivesse perfeitinho até hoje! A construção tem quase 2 mil anos, é claro que não estaria 100%. Eu achei sim bem conservado e muito, MUITO bacana! Até o fato da arena ter caído (que muita gente reclama) deixa a visita ainda mais interessante porque dá para visualizar os corredores, quase labirintos, do andar de baixo. E imaginar o que já rolou naquele lugar...




Inicialmente, no lugar da arena, tinha um lago artificial onde os romanos faziam jogos navais. JOGOS NAVAIS, dá pra acreditar? Depois construíram a arena e o andar de baixo, onde ficavam as jaulas com animais, trabalhadores e os gladiadores esperando a hora da luta.






A arena recebe esse nome pois o piso era literalmente de areia, que ajudava a drenar o sangue derramado ali. É muito surpreendente!


Visitamos primeiro o andar de cima e depois o andar da arena. Foi curioso porque lá de cima a arena parece gigantesca, mas quando você chega nela o Coliseu parece ser todo muito menor. Mas ele é realmente muito grande! Estima-se que ele comportava 50 mil pessoas durante os jogos, igual um estádio de futebol moderno!








Saímos do Coliseu e fomos direto para o Palatino e o Fórum Romano. O ingresso do Coliseu serve para entrar lá também e você tem dois dias para usá-lo (mas somente uma entrada).





Eu AMEI demais esse lugar! Poderia ter passado um dia inteiro lá dentro, ter parado para um pic-nic nos jardins e curtido com calma. É muito incrível pisar em um lugar construído há milênios e que guarda tanta história.









Eu tinha lido uma crítica falando que o Fórum Romano não era bem conservado e tals, mas eu achei bem interessante e organizado sim. Pode ser que o governo esteja melhorando a conservação desses locais, porque eu não achei nada negativo como li em alguns blogs.




Palatino é na verdade o nome de uma colina onde o Foro Romano e o Circo Máximo foram construídos nas suas encostas. Do alto da colina a vista da cidade é linda!



O Fórum Romano foi o principal centro comercial da Roma Imperial e hoje abriga diversas ruínas de construções públicas. Ele era o coração da Roma Antiga, local de eleições, discursos, processos criminais, cerimônias e etc. Algumas construções datam do século VIII a.C.!!!






Eu poderia realmente ter ficado pelo menos mais algumas horas lá dentro, visitado cada cantinho, mas todo mundo já estava bem cansado e com fome. Resolvemos pegar um taxi e almoçar em um restaurante perto do Pantheon e da Fontana di Trevi. A Spagheteria Del'Archetto fica na rua de mesmo nome, uma ruela tão micro que é meio difícil de achar. Para quem estiver nessa região, vale a pena a visita. O preço é justo e a comida gostosa. Não é assim a melhor massa da vida, mas estava uma delícia.

Depois do almoço tardio voltamos a pé para o apartamento passando pelo Pantheon e com uma parada estratégica no mesmo gelato do 1o dia.

Relaxamos no apartamento e fomos dormir super cedo. Estávamos exaustos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário