8 de abril de 2014

Heidelberg

Fomos para Heidelberg em dezembro e assim como TODAS as cidades da Alemanha, ela estava cheia de feirinhas de Natal. Só em Heidelberg, que é uma cidade pequena, tinham 5! Elas eram pequenas mas estavam espalhadas por toda a cidade, em praticamente todas as praças. O inverno na Alemanha pode ser sofrido, mas não tem nada mais lindo do que os mercados de Natal nessa época!
A cidade estava cheia, todo mundo na rua aproveitando as feiras e todas as praças lotadas de gente. Estava frio, mas nada melhor para esquentar do que um bom Gluhwein (uma espécie de vinho quente com especiarias que é sempre a estrela das feiras de Natal).

Começamos o dia com um café da manhã no restaurante no andar de baixo do hotel. O café era simples e gostoso, mas o que nos chamou atenção foi o estilo do restaurante. Bem com cara de coisa da Alemanha! Várias fotos, brasões pendurados nas paredes e as mesas eram de madeira antiga, totalmente rabiscadas e cortadas com marcações de nomes, frases e desenhos. Muito bacana!


Logo após o café seguimos em direção ao Philosophenweg. O "Caminho dos Filósofos" ganhou esse nome pois tinha a fama de ser um caminho pelo qual professores e filósofos da universidade gostavam de passear, com intuito de aproveitar a solidão da floresta e a vista maravilhosa do rio e do castelo para se inspirarem. Vale fazer um parágrafo para dizer que a Universidade de Heildelberg foi fundada em 1386 e é a mais antiga da Alemanha e a terceira do Império Romano. As pessoas nem sabiam da existência do Brasil e já tinha gente se formando nessa uni. Não é incrível?


Para chegar no Philosophenweg nós saímos do Altstadt, onde estávamos hospedados, e atravessamos a ponte principal da cidade. Essa ponte não passa carros e é linda! Ela tem um portão medieval que era parte dos muros da cidade.






Antes de atravessarmos o portão e cruzar a ponte, paramos para uma rápida visita ao célebre macaco de Heidelberg.


O Philosophenweg tem uma continuação e dá para subir a montanha toda. Lá no topo tem uma igreja e um anfiteatro em ruínas. Nós não tínhamos muito tempo, então subimos uma parte para ver a vista e voltamos para explorar o resto da cidade e o castelo.




No caminho de volta o céu abriu e o sol saiu. A vista ficou ainda mais linda! Eu imagino que no final do dia, com aquela luz dourada do por do sol batendo na frente do Altstadt e o castelo, deve ser ainda mais maravilhoso!




Voltamos para o centro da cidade e andamos por algumas ruas, sempre parando nos mercadinhos de Natal. Passamos pela igreja principal com sua praça linda, no dia lotada de barraquinhas, e depois seguimos para a praça da universidade antes de subir em direção ao castelo.


O Castelo de Heidelberg é simplesmente maravilhoso! E tem uma vista espetacular da cidade! Subimos por uma escadaria de 300 e poucos degraus e chegando no pátio do castelo descobrimos uma outra feira de Natal. A feira era legal mas não gostei da localização dela. Achei que atrapalhou o visual do castelo e suas ruínas.









As primeiras estruturas do Castelo de Heidelberg foram construídas em 1214. Mais tarde algumas partes foram reformadas e outras acrescentadas.









Andamos pela área interna, entramos no museu da farmácia e continuamos até uma sala com um barril gigante. GIGANTE mesmo! Horrorizei! Ele comporta 219 MIL litros de vinho!








Depois do passeio pelo castelo, nós descemos para a cidade por outro caminho, andamos um pouco mais no centro e paramos para um café antes de voltarmos para casa. 

Eu acho Heidelberg uma parada imperdível para quem fizer uma viagem 'a Alemanha. É uma cidade pequena, mas uma das mais bonitas do país. Vale muito a visita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário