9 de abril de 2014

Milão

Milão não estava na minha listinha de lugares-sonho para conhecer, mas quando o Be falou que teria um congresso e que eu poderia ir com ele eu achei que seria uma boa oportunidade para conhecer a cidade. Foram 6 dias e uma amiga já tinha me falado que não tinha tanta coisa para fazer na cidade e ela estava certa! Mas achei bom para descansar e trabalhar quando precisasse, sem ter a sensação de estar perdendo alguma coisa. Acho que dois dias seriam suficientes para conhecer os pontos mais interessantes.
Eu estava com a expectativa baixa em relação a Milão, então quando desci do metrô no centro e dei de cara com a Duomo, foi um choque!


A igreja é fenomenal! Muito mais bonita do que eu esperava. É tanta perfeição em cada detalhe... Ela demorou 430 anos para ser construida (1386 a 1813) e é a terceira maior igreja do mundo. A parte interna é bonita, mas não como a externa que é riquíssima em detalhes. Para entrar, as pernas e ombros devem estar cobertos.

Do lado esquerdo de quem olha para a frente da Duomo está a Galleria Vittorio Emanuele, uma construção de 1877 com formato de cruz e o teto de vidro e ferro. É outro exemplo de arquitetura maravilhosa. A galeria tem alguns dos restaurantes e cafés mais tradicionais da cidade, além de várias lojas.





Como na maioria dos lugares que visito, gosto de sair andando meio sem rumo, me surpreender no meio do caminho e observar a vida passar no ritmo da cidade.


Milão é uma das capitais da moda e pertinho da Duomo está o "Quadrilátero da Moda", quatro ruas comerciais de grande prestígio (Via Montenapoleone, Corso Venezia, Via Sant'Andrea e Via Manzoni) com lojas para todos os bolsos.


Normalmente eu tento fugir de restaurantes nos pontos mais turísticos, mas nesse dia, caminhando ao redor da Duomo, passei em frente a um restaurante com mesinhas na rua e vista para a catedral. A comida estava com uma cara ótima e acabei optando por almoçar ali. O Signorvino foi uma escolha feliz! O restaurante é super gostoso, tanto na parte externa quanto interna. A vista para a praça e a catedral é linda e no andar de cima funciona também uma loja de vinhos e azeites. Então nós sentamos para comer uma mussarela de búfala com cortes frescos de presuntos variados e pãezinhos, no meio de prateleiras de vinhos, olhando para a vida lá fora e apreciando uma boa bebida. Quer programa melhor? Esse restaurante vale a pena! Não experimentei os pratos quentes, mas os frios eram deliciosos.



O Arco Della Pace é um dos portões da cidade. Ele fica em frente ao Parque Sempione, alinhado com o Castelo Sforzesco. Eu fiz uma caminhada saindo do arco, passando pelos jardins dentro do parque e finalizando na entrada do castelo.




O Castelo Sforzesco  foi construído no século XV sobre restos de uma fortificação do século XIV por Francesco Sforza (que se tornou Duque de Milão). Ele está localizado praticamente no centro da cidade e acolhe museus, coleções de arte, exibições e eventos culturais.





Talvez uma das obras de arte mais famosas e polêmicas do mundo, a Última Ceia de Leonardo da Vinci, está em uma igreja em Milão, a Santa Maria delle Grazie. Infelizmente, quando eu comecei a pesquisar o que fazer em Milão e me dei conta que poderia ver o afresco, já era tarde demais. Todas as visitas são com hora marcada e muitas vezes os ingressos se esgotam com meses de antecedência (o que foi o meu caso). Para fazer a reserva é necessário entrar no site da igreja e verificar quais datas e horários estão disponíveis. Eu até fui na igreja e tentei achar uma desistência ou algo assim, mas não tive sorte. A igreja é pequena e simples, não parece que acolhe uma obra tão famosa! Ela está a uns 15 minutos de caminhada do castelo.


Depois de alguns dias rodando pelo centro da cidade, achei no TripAdvisor a indicação de uma região que parecia ser interessante, um pouco afastada da área mais turística de Milão, o Naviglio (canais artificiais). Aproveitei que no dia tinha uma feira mais ou menos por perto para conhecer o lugar. O mercado era ok, nada demais e nem vale super a pena. A área dos canais é interessante, mas nada imperdível.


A área tem alguns becos bonitinhos, restaurantes e lojinhas. É lá que está um ponto turístico que é bem classificado no TripAdvisor, mas que eu não achei nada demais, o Vicolo dei Lavandai. Ele é um beco histórico onde antigamente funcionava um lavatório e até a década de 50 muitas mulheres ainda usavam o lugar para lavar roupa. É legal pela história mas nós chegamos lá e ficamos procurando mais coisas por perto, sem entender que era só aquilo

O passeio foi bom para ver coisas diferentes, mas se eu não tivesse muito tempo na cidade facilmente descartaria a visita ao Naviglio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário