20 de maio de 2014

Roussillon e Fontaine de Vaucluse

Nas bordas do Parque Natural Regional do Luberon está uma pequena vila chamada Roussillon. Devido aos seus depósitos de ocre, a vila toda tem um tom alaranjado que com a luz do sol deixa tudo ainda mais bonito.






Não tem mil coisas pra fazer, mas é o tipo do lugar que você vai andando sem rumo, explorando as ruelas e becos, se deliciando com o fato de poder sentar em um café ou tomar um sorvete no meio da rua.








E foi assim que aproveitamos nosso tempo em Roussillon, com calma e sem uma agenda cheia de coisas para ver e fazer.

Pegamos a estrada no final da tarde para voltar para o nosso hotel em Marseille. Pouco depois de termos saído de Roussillon eu ví uma placa indicando "Fontaine de Vaucluse". Eu nem sei de onde eu tirei esse lugar, mas lembrava do nome e como tínhamos a liberdade de ir para qualquer canto a qualquer momento, resolvemos fazer um desvio e passar por essa cidade.

Chegamos em Vaucluse pouco antes de escurecer, mas foi o suficiente para ficarmos boquiabertos. O rio que corta a cidade é tão cristalino que parece água filtrada. Esse lugar tem menos de 700 habitantes e é um tesouro escondido no meio de tantos outros pontos lindos na Provence que com certeza vale o desvio que fizemos.




O lugar também é cercado de lendas e mistérios. Em 1985 espeleologistas colocaram um robô para procurar a fonte da água e mesmo após descer 315 metros para o centro da terra ele não conseguiu encontrar o fundo. Mais recentemente novas técnicas foram utilizadas para tentar desvendar os mistérios acerca da fonte, mas só foi possível descobrir que a origem da água é em algum lugar no Platô de Vaucluse e corre por aproximadamente 30 km de passagens subterrâneas entre as rochas até emergir em uma "piscina" azul neon.

É uma pena que a gente só tenha chegado lá quando já estava tão tarde e quase sem luz. Mesmo assim conseguimos caminhar até essa "piscina" que mais parece uma caverna. Eu fui embora de Vaucluse me mordendo de curiosidade, querendo muito entender essa paisagem tão linda!


Nenhum comentário:

Postar um comentário