13 de maio de 2014

Gordes e a Abadia de Sénanque

Gordes é uma das cidadezinhas mais lindas que já ví. Ela é micro, tem aproximadamente 2 mil habitantes, e recebe o título de Les Plus Beaux Villages de France, uma das vilas mais bonitas da França.




Localizada no alto de uma montanha, a vila tem uma vista privilegiada para uma planície com campos de lavandas e vinhedos.


Nossa primeira parada foi a Abadia de Sénanque, construída em 1148 e que serve como monastério até hoje. Ela é aberta ao público para visitas pelos jardins e pátios, livraria, dormitório antigo e igreja. Nós não entramos na área interna porque não tínhamos muito tempo, o tour era em francês e eu acho que a parte mais bonita é a externa, com os campos de lavanda e a vista para a abadia.




E que lugar lindo! Nós passamos um bom tempo tirando fotos e rodando pelos campos de lavandas (que são lotados de abelhas).









Quando marcamos essa viagem, minha maior obsessão foi tentar achar os melhores lugares para ver as famosas lavandas. As fotos desse lugar foram as primeiras a aparecer nas minhas buscas e super valeu a pena ter ido até lá. As lavandas ainda não estavam no auge e muito roxinhas, mas a paisagem é linda mesmo assim.


Da Abadia de Sénanque seguimos para a Village des Bories. Essa vila é hoje um monumento histórico bem preservado, que nos permite entender um pouco melhor como civilizações antigas viveram na Provence, utilizando matéria prima da região para construir suas casas. A idade dessa vila não foi determinada. Alguns historiadores sugerem que seja do século VII, outros dizem não ser de antes do século XV.

As pedras eram encaixadas sem nenhum cimento ou qualquer coisa do tipo entre elas para grudarem. Elas eram simplesmente e perfeitamente encaixadas!









Voltamos para o centrinho de Gordes para conhecer melhor a vila. Andamos pelas ruelas, achamos um lugarzinho gostoso para almoçar sob a sombra de uma parreira e curtimos a vista que a vila tem para o resto da Provence.







Nós estávamos felizes da vida por tudo que tínhamos visto naquele dia, quando pegamos a estrada pra ir embora. Então eis que no meio do caminho nos deparamos com isso:


Pirei, surtei, tive um ataque de alegria quando achei um campo todo roxinho, do jeito que sonhava em ver!!! E foi assim, do nada, no meio da estrada. Claro que paramos para mil fotos! Mas para não entediar ninguém com 100 fotos da mesma coisa, aqui estão só algumas para mostrar as lavandas.








Nenhum comentário:

Postar um comentário