26 de junho de 2014

Praga

Acho que todas as viagens que fizemos no nosso primeiro ano aqui foram super desorganizadas. Na época eu não tinha o costume de hoje, de pesquisar bastante e estudar uma cidade antes de conhecê-la. E gente.... Que diferença faz! Além de criar uma expectativa gostosa do que está por vir, você consegue aproveitar tão melhor a viagem! E acaba conhecendo coisas incríveis que talvez passariam batido caso não tivesse pesquisado antes. E essa viagem pra Praga foi assim. Eu sabia tão, mas tão pouco, que quando chegamos nem sabíamos o que era o relógio astronômico. Se não tivéssemos andado meio sem rumo pela cidade e "caído" em frente ao relógio era capaz da gente ir embora sem nem tê-lo visto!




Fomos para Praga em setembro de 2011 para comemorar nosso primeiro aniversário de casamento. O leste europeu é consideravelmente mais barato e nossa primeira boa surpresa foi perceber que um hotel de luxo em Praga custava o mesmo do que um furreca em Paris.



O hotel que nos hospedamos, o Three Storks, tem uma localização ótima e um design super bacana. Na época ele ainda era 50% mais barato do que atualmente. Mas independente disso, Praga ainda é uma cidade com boas opções de acomodação bem em conta.

Nós tínhamos 4 noites e 3 dias inteiros na cidade e nosso primeiro passeio foi para o castelo de Praga.







O Castelo de Praga está no alto de uma colina onde a cidade foi fundada. As primeiras construções foram feitas por volta de 880 e o local serviu de moradia para diversas famílias reais. Hoje o castelo, patrimônio da Unesco, tem uma área de aproximadamente 70.000 m² e compreende diversos palácios e prédios religiosos de estilos arquitetônicos variados.

Na hora que chegamos havia uma orquestra tocando lindamente ao ar livre.


Os prédios são uma mistura de mistério, com história, religião e cantos macabros. É possível visitar exposições com joias da coroa, livros antiquíssimos e a história do castelo.













Existem também algumas lojinhas dentro do complexo do castelo. Praga é famosa pelos cristais e conseguimos ver ao vivo um especialista lapidando uma taça de cristal colorida.


Com uma certa relutância entramos no museu da tortura, que expões objetos usados por milênios para essa finalidade.


 A vista para a cidade é linda.








Nos outros dias nós basicamente andamos sem muito rumo pela cidade. Cruzamos a Charles Bridge diversas vezes, sempre parando para admirar a vista maravilhosa para o Castelo de Praga e o resto da cidade. Praga é maravilhosa, todos os cantos são belíssimos!







Nas nossas andanças pela cidade "trombamos" com o Relógio Astronômico. O relógio foi instalado em 1410, sendo o terceiro relógio astronômico mais antigo do mundo e o único que ainda funciona! Nós aproveitamos e subimos na torre da prefeitura, onde o relógio está instalado, para ver a vista da cidade.



Em uma das noites que tivemos na cidade, fomos até a praça onde está o relógio para jantar. Quando chegamos tivemos uma maravilhosa surpresa: 10 minutos de um show de luzes que dá vida ao relógio a ele passa a contar histórias marcantes da cidade, com efeitos sonoros e luminosos lindos! Eu sei que esse show foi feito para comemorar os 600 anos do relógio, em outubro de 2010, mas fomos em 2011 e eu não sei se o show se tornou algo permanente e ainda acontece. Se sim, é IMPERDÍVEL!

Vale a pena ver esse vídeo que mostra o espetáculo. Vejam até o final, vale a pena! Tem chuva, sangue, fogo, primavera, guerra e muito simbolismo!


Na nossa última noite nós fomos ao balé assistir Lago dos Cisnes. Jantamos em um restaurante charmoso na beira do rio e caminhamos pela ponte Charles observando o Castelo todo iluminado no alto da colina.





Nenhum comentário:

Postar um comentário