17 de julho de 2014



Moscou faz parte das viagens antigas que tenho tentando postar aos poucos para colocar tudo em dia. Fomos em 2011, naquela época em que eu não planejava viagens como hoje. E olhando pra trás dá um super arrependimento de não ter sido mais organizada. É impressionante o que um bom planejamento pode fazer por uma viagem. Eu lembro que até pesquisei alguns blogs de viagem brasileiros, mas vamos combinar? Que brasileiro vai parar na Russia? Eu podia ter pesquisado melhor em blogs gringos, e fui boba de não ter feito isso, mas uma coisa que eu percebi é que as dicas que eu mais aproveito são de brasileiros. Sei lá, acho sempre mais gostoso ler viagens dos meus compatriotas... nós contamos casos como ninguém! E da uma sensação de que eu e aquela pessoa temos algo em comum, o que trás mais confiabilidade 'as dicas. Isso tudo é pra dizer que caimos de paraquedas em Moscou e só sabíamos que queríamos ver a Praça Vermelha.

Moscou foi provavelmente o lugar mais difícil de fazer turismo. Pouquíssimas pessoas falam inglês e nós fomos muito mal tratados em diversos lugares. Chegou ao ponto de eu virar e falar: "Está visto, é lindo, não volto aqui nunca mais". Mas São Petersburgo ainda faz parte dos meus sonhos e eu voltaria 'a Rússia exclusivamente para conhecer a cidade.

Nós tínhamos um mapa que o hotel deu com os nomes das ruas e pontos turísticos mais famosos, mas quando começamos a andar pela cidade percebemos que o mapa estava em inglês, os nomes nas ruas eram todos em russo e nós não conseguíamos decifrar o que era o que. Foi difícil, um pouco amedrontador e um teste de paciência.

Nós ficamos no Golden Apple Boutique Hotel e fizemos tudo a pé. Parte porque o hotel era próximo dos pontos turísticos, parte porque morríamos de medo de andar de metrô (e se perder) ou de pegar um taxi e não saber explicar aonde é o hotel e ser levado para um lugar estranho.  

Mas tirando as coisas ruins, a notícia boa é: Moscou é incrível!

Nosso primeiro passeio foi, obviamente, ver a Praça Vermelha. Chegamos lá e "BOOM!" era tudo e muito mais que esperávamos.


Pra mim chegar na praça e ver de perto tudo aquilo era quase irreal. A praça é cercada de contruções maravilhosas, cheias de detalhes.







A "cereja do bolo" é a Catedral de São Basílio que parece com nada mais nada menos do que a casinha de doces do conto de João e Maria da minha imaginação.




Nós fomos a Praça Vermelha todos os dias que estivemos em Moscou. Queríamos vê-la de todos os ângulos possíveis e em todos os horários: dia, noite e por do sol (quando ela fica ainda mais bonita).

Não tenho palavras para descrever esse lugar, só que tudo parece de mentira!

A vovó Alice estava conosco e sofreu com nossas andanças ilimitadas pela cidade. Vó, hoje eu sei que você sofreu, mas eu estava meio em um estado de êxtase querendo fazer tudo e um pouco mais! Desculpa e obrigada por compartilhar conosco essa experiência tão incrível!


Tirando a Praça Vermelha, que sim, você pode passar lá mil vezes e ainda ficar de boca aberta, rodamos também pelos arredores.




Vimos a troca de guardas um dia...



... E a vovó não quis perder a oportunidade dessa foto única!


O que eu mais adoro nessa foto é a cara dela de alegria e os guardas atrás ultra mau humorados! Hahahahahaha!

Continuamos nossas andanças pela cidade, descobrindo beleza em cada canto.






E é CLARO, paramos para comprar Matriúshka.


Não poderíamos deixar de conhecer o Kremilin, a sede do governo russo.


Todo cercado por muros, o Kremilin, que fica ao lado da Praça Vermelha, possui cerca de 30 hectares.


É preciso comprar um ingresso para entrar nessa cidadela e, por ser a sede do governo, também precisamos passar pela segurança.

Dentro do Kremilin estão palácios que já foram residência dos imperadores russos, igrejas e a Armaria com sua fabulosa coleção de jóias (incluíndo os famosos ovos Fabergé). Nem todos os prédios são abertos 'a visitação.

















Apesar de ter sido difícil, eu acho que valeu a pena ter conhecido Moscou. É um cidade cheia de contradições, com uma história como nenhuma outra. Foi palco de guerras, Czares, revoluções, comunismo e dos balés mais famosos do mundo!

São Petersburgo, me aguarde!

PS: brasileiros não precisam de visto para visitar o país a turismo para estadias de no máximo 90 dias, mas espere por uma recepção nada calorosa nos guichês de imigração.

4 comentários:

  1. Bru, lindas fotos como sempre!

    Você sentiu algum tipo de problema com a polícia corrupta de Moscou? Já ouvi falar que eles abordam as pessoas na rua para tomar o passaporte e pedir dinheiro....

    beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, querida!

    Não fomos abordados hora nenhuma, mas sinceramente eu estava bem antenada porque já não estava me sentindo muito segura...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi! Isso que me segura de ir lá! hehehe

      Excluir
    2. Maris, mas apesar de todas as dificuldades e problemas, é incrível! Um lugar tão único! Talvez uma boa opção seja ir com um grupo desses de pacote turístico. Não amo esses grupos não, mas eles nos deixam mais seguros!

      Excluir