21 de agosto de 2014


Vou começar a história dessa viagem falando que a Alexander Von Humboldt nos tratou muito bem não só nos dois anos que fizemos parte da "Família Humboldt" mas também antes e depois. O Be ganhou em 2011 um bolsa de dois anos da Humboldt para fazer o pós-doc dele aqui na Alemanha. O que mais nos surpreendeu foi o cuidado deles. Não é só uma bolsa. Eles realmente te acolhem e fazem questão que você se sinta "em casa". Para isso eles têm vários programas, desde bolsas de estudo para o pesquisador e sua família na melhor escola de alemão do país, até essa viagem. O objetivo deles com esse tour é apresentar a Alemanha, mostrar um pouco da cultura, nos ensinar sobre a política, economia e história. Eu só tenho elogios para a Humboldt e sou muito grata a toda equipe maravilhosa que nos acolheu durante esses anos. Se alguém tiver interesse em conhecer mais sobre a fundação, é só clicar aqui.

E a Humboldt obviamente fez a viagem começar com chave de ouro! Nosso grupo partiu de Aachen, nós os encontramos na sede da fundação em Bonn e o primeiro destino foi Würzburg, mais precisamente a adega do Bürgerspital Würzburg para um tour seguindo de uma degustação de vinhos espetacular.









O tour foi muito bacana! Eles começam explicando sobre a região, que é uma das mais famosas produtoras de vinho do país, contaram sobre a vinícola, que foi fundada há mais de 700 anos com objetivo de ajudar idosos carentes e depois eles explicam sobre os tipos de vinhos e uvas. Eu amei!

Nossa primeira degustação foi de um espumante típico alemão, o sekt.





Continuamos caminhando pela adega no porão, que é gi-gan-te, ouvindo sobre os vinhos e suas histórias até chegarmos em uma parte trancada que guarda as preciosidades da coleção. Entre elas está um dos vinhos mais antigos do mundo, uma garrafa fechada de 1540 da apelação Stein. Foi incrível! Era como andar por uma biblioteca, mas os livros eram garrafas de vinhos.





Nós sentamos em mesas montadas ali mesmo no porão para a degustação dos outros vinhos. Bom, o que posso dizer depois de experimentar OITO vinhos é que eu já não sabia mais a diferença, mas todos estavam absolutamente deliciosos!

Esse é um programa tão legal para fazer na Alemanha e que acho que pouquíssimas pessoas pensam nisso quando vêm visitar o país. Mas a Alemanha é produtora de vinhos excelentes, pouco conhecidos no Brasil, e que não devem ser menosprezados. Eu sou super fã do Spätburgunder, um tinto feito com a uva Pinot Noir. O Riesling também é um branco famoso por essas bandas. Quem vier para a Alemanha, principalmente fora do inverno, procure saber se existem vinícolas na região pois várias oferecem degustações com preços ótimos.

Essa é a listinha dos oito vinhos que experimentamos no Bürgespital Würzburg.



Nosso tempo foi curtíssimo! No dia seguinte da degustação nós acordamos e fomos com o grupo direto para o Residence Palace, um palácio de 1720 que faz parte da seleta lista da UNESCO de World Cultural Heritage Sites (patrimônio mundial cultural).

Só na curta caminhada do hotel até o palácio eu já me apaixonei pela cidade. Ao redor do centro, montes cobertos de vinhedos compõe a paisagem.




O palácio é simplesmente lindo! A construção é linda, os jardins são maravilhosos e a parte interna (que não podia ser fotografada) tem uma escadaria de tirar o fôlego com frescos do artista italiano Tiepolo.










Infelizmente não conseguimos ver mais da cidade porque o grupo partiria logo após o tour no palácio para nosso próximo destino. Eu adorei Würzburg. A cidade é pequena e linda! Acho que dois dias são suficientes para ver os lugares mais interessantes. Eu fiquei super intrigada com forte do lado oposto do rio ao que estávamos. A ponte antiga que liga o centro ao forte também é linda. Ele fica localizado no meio dos vinhedos no alto da montanha e está entre os "must-see" da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário