22 de agosto de 2014


Várias cidades na Alemanha têm seu nome acompanhado da posição da cidade em relação ao rio. Rothenburg ob der Tauber significa Rothenburg (= Forte Vermelho) acima do rio Tauber. A conhecida Frankfurt chama-se Frankfurt am Main, Frankfurt na beira do rio Main. Cuidado pois alguns nomes de cidade se repetem e um amigo já foi parar na Frankfurt errada! Fiquem atentos ao "sobrenome" da cidade (no caso a posição do rio).

Rothenburg, é uma cidade entre Würzburg e Munique, conhecida pela sua bem preservada "Cidade Antiga" da era medieval. Ela também faz parte da famosa Rota Romântica Alemã.





A pequena cidade de pouco mais de 10 mil habitantes foi fundada em 1170 e é cercada por um muro e torres do século XIII. Paramos em Rothenburg no caminho para Munique e tivemos poucas horas para passear! Não dava tempo de fazer quase nada, então só circulamos pela muralha, passamos pelo portão de entrada da cidade e andamos um pouco pelo centro. As casinhas parecem de mentira, feitas para um cenário de filme!









A cidade faz parte da Rota Romântica não é a toa! Ela é super charmosa e tem um ar de romantismo mas não deixa de ser interessante para qualquer tipo de viajante.

Para os fãs de decoração natalina, a loja Käthe Wohlfahrt fica aberta o ano todo no centro e oferece enfeites super típicos do país. Eu acho legal dar uma paradinha na loja porque a decoração de Natal alemã tem coisas bem diferentes, artesanais e feitas de madeira e realmente é interessante ver as pirâmedes-presépios e o famoso Räuchermännchen (um homenzinho de madeira que você coloca um incenso dentro do corpo e a fumaça sai pela boca - dai o nome: "Homenzinho que fuma").





Eu definitivamente recomendo Rothenburg como destino de um roteiro de viagem pela Alemanha. Não é preciso muito tempo na cidade, um ou dois dias são suficientes e é possível ver um pouco da Rota Romântica, conhecer uma cidade medieval e passar pelo sul do país, que é uma região mais tradicional.
 

Fatos curiosos: Rothenburg foi a inspiração para a vila do filme da Disney Pinocchio, de 1940. Filmagens para as partes 1 e 2 do "Harry Potter e as relíquias da morte" também foram feitas na cidade, além de vários outros filmes. Isso é pra vocês imaginarem o quão fotogênica a cidade é!

Nenhum comentário:

Postar um comentário