25 de agosto de 2014


A capital da Bavaria, a região mais rica do país, e cidade dos Biergartens e do famoso Oktoberfest, Munique está na lista dos lugares imperdíveis da Alemanha. Para quem conhece Berlim, a diferença entre as duas cidades é contrastante e é bacana conhecer esses dois lados da Alemanha. Enquanto Berlim carrega um espírito cool e despojado, de um lugar para gente de todo o mundo e a sensação de "sou um sobrevivente e quero aproveitar a vida", Munique carrega a tradição e é provavelmente a casa dos "alemães mais alemães" do país. Não sei, essa é minha sensação! E acho que pare ter uma experiência completa da Alemanha, Munique é parada obrigatória. São quase como dois países, o sul e o resto da Alemanha. Tão diferentes! Até a língua parece ser outra, o alemão do sul é incompreensível pra mim.

Nossa primeira parada em Munique, antes mesmo de deixarmos nossas malas no hotel, foi o Schloss Nymphenburg. Infelizmente chegamos tarde e não podíamos entrar para conhecer a parte de dentro do palácio, então aproveitamos nosso tempo passeando pelos jardins. O lugar é lindo!





Esse palácio serviu de residência de verão para governantes da Bavaria por séculos. Eu queria muito ter visto o prédio por dentro porque dizem ser lindo.

Atrás do palácio tem um parque enorme! Se não estivéssemos em grupo e com horário marcado para tudo, eu iria visitar o palácio com calma, aproveitar e passear pelo parque e quem sabe fazer um pic-nic?!





Nosso tempo em Munique foi ainda mais corrido do que nas cidades anteriores, o que foi uma pena porque a cidade tem tanto a oferecer!

Como parte da excursão era para mostrar alguns aspectos da economia alemã, a Humboldt nos levou até a fábrica da MAN para uma aula sobre caminhões! Passamos praticamente o dia todo lá e tivemos só o resto da tarde livre para passear pelo centro antigo.



A Marienplatz é provavelmente a praça mais famosa de Munique e é nela que estão alguns dos prédios mais bonitos da cidade como a Neues Rathaus (prefeitura - nas fotos acima). Construída em 1867 em estilo barroco, a Rathaus de Munique parece um "castelo de areia". Na torre da prefeitura está um relógio antigo com bonequinhos representando a história da cidade que aparecem todos os dias para um "show" as 11:00, 12:00 e 17:00 (esse último horário não funciona de novembro a fevereiro).


A Frauenkirche (foto acima) é a maior catedral da cidade. Uma das torres estava reformando quando fomos, mas elas são reconhecíveis de vários pontos do centro.


A Bavaria é o estado mais católico da Alemanha. Eu acho curioso como cada estado tem uma maioria religiosa. Alguns são muito católicos, outros Luteranos e outros Protestantes. A religião é bem "demarcada" por estado, o que eu acho diferente, mas acredito que tenha muita relação com a história de cada região.


Para quem quer apreciar a vista do centro de Munique uma boa pedida é subir na torre da igreja mais antiga da cidade, a Alter Peter, que também fica localizada na Marienplatz. São 299 degraus e um panorama lindo da cidade.





Prepare-se para ver milhares de Biergarten espalhados pela Alemanha. Eu diria que é o "barzinho alemão".


Caminhando de volta para o hotel, atravessamos o rio e passamos por um lugar bonito, cheio de famílias tomando sol e crianças nadando. Acho tão engraçado o povo ir pro rio nadar no meio do centro da cidade! Paramos um pouquinho nesse lugar quando de repente notamos um senhor pelado. PELADÃO, ali no meio das famílias como se aquilo fosse normal. Eu fiquei meio chocada! Aí a gente vira pro lado e vê outro senhor pelado. Tipo, isso é normal?! Mais tarde, contando esse fato para amigos que moram em Munique, eles nos falaram que é comum ver idosos (principalmente) pelados pela cidade. Eles inclusive narraram sobre um dia que estavam no parque e viram um senhor CORRENDO pelado. Ninguém merece essa visão, né?






Eu estava ansiosa para conhecer a cidade e fui embora contrariada. Tantas coisas para ver e fazer e tivemos tão pouco tempo que não posso dizer que conheço Munique de verdade. Vale a pena tirar pelo menos uns 3 ou 4 dias para conhecer melhor.

Da próxima vez eu faço questão de conhecer o famoso Jardim Inglês, rodar mais pelo centro e ver o pessoal surfando no rio. Sim, você leu corretamente. As pessoas SURFAM no rio em Munique! Quando eu ouvi isso a primeira vez fiquei completamente intrigada. Sinceramente não consegui entender como isso é possível. Me explicaram que tinha um lugar com uma correnteza e tal, mas eu não acreditava! Para não deixá-los com uma pulga atrás da orelha, aqui vai um videozinho dessa peripécia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário