25 de abril de 2014

Cochem

Cochem é uma micro cidade (aproximadamente 5 mil habitantes) fundada em 886 e localizada no vale do rio Mosel, na Alemanha. Essa região é famosa pelos deliciosos vinhos e paisagem pitoresca, com diversos castelos ao longo do rio. Ela fica a mais ou menos 3 horas de trem de Bonn. Parece muito, mas não é! A viagem é tranquila, o trem vai ao longo do rio Reno e depois do Mosel, passando por entre vinhedos e castelos.


 A maior atração da cidade é, sem dúvida, o Reichsburg Cochem. Ao chegar na cidade, podemos ver quase que imediatamente o castelo no topo de uma colina.

 
Eu adoro essa cidadezinha! É ideal para um passeio de um dia. Quem tiver interesse em conhecer a Alemanha, eu super recomendo um passeio pela região, que é cheia de mini cidades bacanas. Vale também fazer uma degustação e experimentar os vinhos alemães, olhando para algum castelo ou vinhedo!






Quando os meus pais vieram nos visitar com meu irmão em março eu os levei até lá. Infelizmente o castelo estava fechado (durante o inverno ele funciona só em alguns horários e dias da semana) mas nem por isso nosso dia não foi uma delícia! Andamos pela cidade, subimos até o castelo e apreciamos a vista lá de cima, que é linda!


Eu acho que para nós brasileiros ver um castelo de verdade ao vivo é ainda mais interessante. Não temos nada parecido, nem tão antigo, nem com tanta história! É o tipo de coisa que a gente cresce ouvindo falar, vê em filmes e desenhos mas parece bem distante. Talvez por isso castelos me causem tanto encantamento... eu quase me sinto em uma história de conto de fadas!


Em abril eu voltei com uma amiga. Também passeamos pela cidade e depois seguimos para o castelo.











Chegamos e descobrimos que ele já estava aberto, então fizemos um tour para conhecer a parte de dentro.




As primeiras estruturas do Reichsburg Cochem são do ano 1000. Em 1151 ele foi ocupado por um rei e declarado Castelo Imperial. Assim como vários outros castelos da região, o Reichsburg foi destruído em 1689 por tropas francesas. Ele ficou em ruínas por séculos até que em 1868 foi comprado por um empresário de Berlim, Louis Ravene, e reconstruído. Durante a Segunda Guerra Mundial ele passou a pertencer ao estado nazista, depois foi para as mãos da República Alemã até que em 1978 virou propriedade da cidade de Cochem.
 



 
A parte interna é interessante, bem preservada e ricamente decorada.



Passamos pelas salas e quartos, que contêm ornamentos do estilo gótico e neogótico.









E a Babs não resistiu ao charme do Sr. Armadura!

 
Mas Cochem não é só o Reichsburg. O centrinho da cidade tem casas antigas, com arquitetura típica alemã e restaurantes também com comida típica. Se o clima estiver agradável, eu sugiro uma Flammkuchen, que é tipo uma pizza mas com a massa finíssima e sem molho de tomate (super típica da Alemanha). É difícil descrever, mas garanto ser uma delícia e cai super bem com um vinho branco Riesling da região.






Na frente do rio tem cafés com mesinhas na rua, ideais para sentar no fim da tarde, tomar um café ou chá, comer um bolo ou waffle e ficar vendo a vida passar.





E foi assim que terminamos nosso dia, aproveitando o restinho de sol na beira do rio.





2 comentários:

  1. aiiii que lindo, saudades desse dia!
    Só não pode comprar crepe com cheiro de nutella, ai decepção, kkkkkkk!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei te devendo um de verdade! Vai ter que voltar para experimentar....

      Excluir