29 de abril de 2014

Côte D'azur e Provence

Essa foi uma das primeiras viagens que eu e o Be fizemos quando chegamos na Europa e é uma das que me lembro com mais saudosismo. Foi tudo meio não planejado e alguns dias antes de embarcar peguei com um amigo francês o nome de algumas cidades, sem muitas outras informações, e só. Tínhamos pouco tempo e muitos desejos, então tivemos que abrir mão de vários destinos.

Pra qualquer pessoa que pedir minha opinião sobre lugares legais para lua de mel na Europa, o sul da França estará no topo das minhas sugestões! É um lugar absolutamente lindo, romântico, tranquilo e tão gostoso de viajar de carro, no seu passo, sem correria e desespero pra ver mil coisas. E lua de mel não é isso? Uma viagem pro casal se curtir! E olha, até nosso tempo no carro, dirigindo de uma cidade pra outra e passando por estradas maravilhosas com campos de trigo, lavandas e girassóis, foi bom demais! Tudo sem pressa, parando aonde desse vontade, contrariando o GPS e passando por caminhos novos.

Na minha lista interminável de lugares para viajar, essa região está entre os poucos repetecos. Não me entendam mal, eu repetiria praticamente todos os lugares, mas entre conhecer um novo e voltar 'a um já visto, eu sempre opto pelo novo! Mas o sul da França não.... eu amei tanto, tem tanta coisa pra ver e cada estação do ano tem uma peculiaridade, que eu gostaria muito de voltar em um futuro próximo.


Tá, mas estamos falando de uma região e não uma única cidade. Quais são as dicas práticas? Na verdade são duas regiões, a Côte D'azur (no litoral) e mais precisamente o Luberon (no interior da Provence). Nós optamos por escolher cidades-base nessas duas área. Para a Côte D'azur, nos hospedamos em Nice e para a Provence, em Marseille. De Nice dá pra alugar um carro e rodar por Toulon, Saint-Tropez, Mônaco e outras vilas e cidades menores. Já de Marseille seguimos para Cassis, Gordes, Roussillon, Fontaine-de-Vaucluse, Aix-en-Provence e outros vilarejos no caminho. Mas é tudo relativamente perto e as estradas são excelentes (mas têm muitos e caros pedágios). O aluguel de carro é super tranquilo, na época nem precisamos de carteira de motorista internacional.

Como não tínhamos muito tempo, passamos poucos dias em Nice, depois alugamos um carro e fomos até Mônaco, parando em alguns vilarejos no caminho. De Mônaco seguimos para Marseille e de lá  fizemos várias mini-viagens pela Provence e até fomos um dia a noite jantar em Saint-Tropez. Eu gostaria de ter rodado mais pela Côte D'azur, mas nosso foco foi muito mais o interior e não o litoral. Um grande arrependimento nosso foi ter escolhido um hotel em Marseille. Pra ser bem sincera nós dois tivemos uma péssima impressão da cidade e acabamos ficando lá o mínimo possível, só pra dormir. De carro é ainda mais complicado pois é chato conseguir lugar para estacionar e nosso hotel não tinha estacionamento. Da próxima vez eu vou escolher um hotel bem gostoso no meio do nada na Provence. Essa região é cheia de "hotéis-rurais", Châteaus com plantações de oliveiras e vinícolas. Esses hotéis têm um preço bem melhor do que algo do mesmo padrão nas cidades maiores, você não tem problema com estacionamento e ainda consegue ficar hospedado em um lugar lindo e tranquilo.

Outro arrependimento foi ter gastado um dia inteiro com Aix-en-Provence. Sério, não achamos graça na cidade. Pode ser porque não buscamos muitas informações sobre o que fazer antes de ir, mas com tantos outros lugares lindos, Aix não nos impressionou nem um pouco. Resumindo, nós fomos a Nice, Mônaco, Marseille, Cassis, Aix-en-Provence, Gordes, Roussillon, Fontaine-de-Vaucluse e vários outros "lugares sem nome" entre uma cidade e outra. Os lugares que não fomos mas quero muito conhecer são Avignon, Gordes du Verdon, muitos outros micro vilarejos no meio do caminho e um pouco mais do litoral. Vou contar melhor sobre cada lugar em posts separados!

Ai... já pode voltar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário