5 de maio de 2014

Nice e Mônaco

Minha primeira surpresa ao chegar em Nice foi a cor do mar! Como ninguém nunca me contou que o Mediterrâneo tem essa cor? Pode ser pura ignorância minha, mas sabe aquela ideia de que praias maravilhosas só são encontradas em destinos como Caribe, Brasil, Tailândia e tals? Pois é... e lá na minha frente estava o mar mais azul (quase neon) que eu já tinha visto!



Apesar do mar lindo, a praia não é boa. Diferente das praias de areia que estamos acostumados no Brasil, em Nice a praia é toda de pedrinhas. Nunca tinha visto uma praia assim e chegamos a pensar que era artificial! Hahahahahaha! Depois descobrimos que vários lugares na Europa são assim mesmo. As pedras são tão perfeitinhas que realmente parecem colocadas propositalmente. Alguém me falou que em algumas praias que já são de pedras eles colocam por cima essas mais bonitinhas e redondinhas, mas não li nada "oficial" para ter certeza dessa informação.


Então uma boa pedida é um dos Beach Clubs da cidade. Você pode alugar cadeiras de praia e mesinhas ou sentar em uma das mesas do bar-restaurante.







A Promenade des Anglais, a orla de Nice, é uma delícia. O "calçadão" é bem largo, como uma avenida, e pessoas passam de bicicleta, fazendo corrida ou simplesmente caminhando e parando para ver o mar.


Apesar de ter sol, não estava super quente e a água era gelada, então ficamos um pouquinho na praia, sentamos em um dos restaurantes e caminhamos pela cidade.

No dia que chegamos tinha uma feirinha de antiguidades no centro. Passeamos por lá e pelas lojinhas e fomos até a parte antiga da cidade.

 
 

Tivemos muito pouco tempo em Nice mas acho que foi suficiente. A cidade é bonitinha e gostosa mas não tem um número muito grande de atrações. O legal é curtir a orla, se perder nas ruazinhas e conhecer a "Vieux Nice", o centro histórico da cidade.

No nosso último dia em Nice alugamos um carro para rodar pela Provence, mas antes de seguir para Marseille decidimos passar por Mônaco para conhecer rapidamente Monte-Carlo.

A estrada que liga Nice 'a Mônaco é linda! Ela sobe pelas montanhas, passa entre vilas antigas e por boa parte do trajeto vemos o mar.


O Principado de Mônaco, cercado pela França e pelo mar Mediterrâneo, é o segundo menor país da Europa, com uma área de míseros dois quilômetros quadrados!

A marina é lotada de iates bilionários e eu nunca vi tantos carros de luxo ao mesmo tempo, parecia uma feira de automóveis.



É engraçado, mas vou confessar que o que mais despertou minha curiosidade para conhecer Mônaco não foi Grace Kelly ou o famoso Cassino de Monte-Carlo, mas sim a Fórmula 1. Para quem, assim como eu, acordava domingo com o zum-zum-zuuuuuum do barulho dos motores e os olhos vidrados do meu pai na tv, conhecer o circuito de Mônaco era como reconhecer um lugar visto várias vezes por tantos anos.


Nós estávamos de carro, então é claaaaaaro que seguimos pelo circuito!




Ficamos poucas horas em Mônaco e conhecemos pouco do lugar. Como estávamos de carro era chatinho ficar procurando lugar para estacionar e não queríamos dirigir a noite para Marseille, então almoçamos na marina, andamos um pouquinho pela cidade e depois pegamos o carro para passar pelo circuito da Fórmula 1 e na frente de alguns lugares famosos como o Cassino. Gostaria de ter tido mais algumas horas e andado mais pela cidade, mas o país é tão pequeno que um dia inteiro seria mais do que suficiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário